segunda-feira, 23 de novembro de 2015

TRANSIÇÃO ALIMENTAR - INTRODUÇÃO DE FRUTAS


Este post é o mais esperado aqui no Blog, faz tempo que estou querendo trazer este assunto aqui para vocês.
Transição Alimentar ocorre no 6º mês de vida do bebê, a criança deve ser amamentada exclusivamente até o 6º mês e após esse período o pediatra orienta a mãe introduzir os primeiros alimentos para a criança, que são as frutas e a água.
Mas porque só após o 6º mês?
O organismo da criança até este período está em desenvolvimento, ou seja, não está preparado para receber nenhum tipo de alimento antes deste período.
Para as mamães que amamentam no peito, é recomendado não oferecer água antes do 6º mês, já que o leite materno já possui água em sua composição, já os bebês amamentados por formulas devem sim tomar água para se hidratar.
Aihh vocês vão me perguntar, mas tem pediatra que pede para antecipar este processo dos alimentos, principalmente quando o ganho de peso da criança não está adequado, cada caso é um caso, como não sou médica e apenas uma mãe que está transferindo para vocês as minhas experiências, o ideal é sempre seguir as recomendações do pediatra, mas de qualquer forma, todo o meu relato aqui são informações baseadas em experiências e comprovação científica da sociedade brasileira de pediatria.
Os primeiros alimentos a ser introduzidos são as frutas, mas que frutas devemos introduzir primeiro?
As frutas doces e macias são as mais recomendadas, até para maior aceitação, como a banana prata, maçã argentina, mamão papaya, melão e a pera Willams.
Aqui em casa, eu estava super ansiosa para chegar nessa fase, porque é muito gostoso de ver o crescimento deles.
Eu comecei introduzindo uma fruta por vez para evitar confusão e posteriormente rejeição, a criança precisa de um tempo para acostumar com aquele novo alimento e se a cada refeição introduzir uma fruta diferente neste processo de transição, existe uma grande chance da criança rejeitar.
E caso a criança rejeitar, o que fazer?
Ofereça na próxima refeição, no outro dia, mas não desista daquela fruta, os especialistas dizem que devemos oferecer 10 vezes o alimento, então nada de desistir na primeira.
Como eu fiz desta forma, deu certo, a primeira fruta que ofereci para a Sophia foi a banana prata, amassadinha, no começo fez caretinha, mas depois adorou e amou, rsrsrsrs...
Depois ofereci a maça raspadinha, o mamão e por fim a pera e o melão após ter oferecido todas estas frutas por vez, comecei misturar uma fruta com a outra e colocava um pouco de aveia em flocos para ajudar na flora intestinal, já que a aveia é rica em fibras.
A Sophia adorava banana com mamão e aveia, sempre procurando diversificar as papinhas para a criança também não enjoar.
A importância de introduzir uma fruta por vez deve-se ao fato, caso a criança apresente alguma alergia , você não saberá dizer qual fruta que foi, então sempre uma fruta por vez a cada 2 dias pelo menos.
A introdução da água e suco também é feita nesta fase, tudo aos poucos, no caso do suco fui orientada pelo pediatra a não oferecer muito, dar preferência a água e as frutas in natura, porque quando fazemos o suco, acaba tendo um nível maior de açúcar do que a própria fruta, mesmo não adicionando açúcar depois de pronto, apenas pela forma que é feito e conforme estudos, foi comprovado que tomar sucos constantemente leva a uma grande chance de diabetes, então aqui em casa sempre oferecemos a fruta e a água, tanto que hoje a Sophia ama comer frutas e pede toda hora água, mesmo nos dias frios.
Uma outra observação, é tomar cuidado, pois certos alimentos levam ao intestino preso, como a maça e a banana, neste caso sempre quando for oferecer as papinhas com duas frutas, intercale uma fruta mais sólida e a outra mais líquida, como a banana e o mamão, a maça com a pera e a oferta da aveia nas papinhas também são de suma importância para evitar constipação.
Lave bem as frutas, faça a higienização corretamente, no caso da maça e da pera, retire a casca, para evitar que o bebê engasgue.
E no caso das frutas um pouco ácidas, como a maça e a pera, caso a criança tiver dificuldade de aceitação, cozinhe e ofereça como um purê, a consistência e o sabor ficam mais adocicados, ou seja, tendo maiores chances de aceitação.
Caso a criança chorar, tiver ânsia, não insista, não force, porque é pior e pode até criar um trauma, é normal qualquer rejeição no começo, até porque é tudo novo para o bebê que passou seis meses tomando apenas leite, é uma fase de adaptação, então é importante que você transmita calma e paciência para ajuda-lo nesta transição.
É uma fase deliciosa de mudanças, crescimento e que valem a pena ser registrados, aqui em casa adorava filmar e tirar fotos, nos divertimos muito, aproveite que concerteza sentirá saudades.
E qualquer dúvida, sempre consulte o pediatra.



M de Mãe By Keila



MOLDES DE TRABALHOS DO CANAL M DE MÃE



Olá pessoal. Esta postagem é para direcionar vocês aos moldes de todos os trabalhos que realizamos em vídeos no canal do Youtube, ou seja, todos os moldes estarão disponibilizados aqui.
Qualquer dúvida, é só me deixar uma mensagem e não esqueça de seguir o blog para que podemos responder as suas perguntas.


Molde Convite Minnie: 




OBS: Quando você for imprimir e caso queira que fique daquele tamanho que fiz no vídeo, imprima no tamanho 20 x 25 cm e caso queira menor é só configurar e diminuir o tamanho na impressão.
Beijos e não esqueça de deixar o seu comentário.

Molde Guirlanda de Natal:









Molde Jogo Americano Natalino



M de Mãe By Keila