quinta-feira, 17 de setembro de 2015

RELATO DO PARTO: PARTO NORMAL OU CESÁREA ?




Gravidinhas lindas e mamães, este post é sobre o meu relato do parto.
O que escolher, parto normal/natural ou cesariana?

Eu pessoalmente sempre optei pelo parto normal, mesmo antes de planejar a ter filhos, lembro que na faculdade assistia várias palestras que tratavam sobre este assunto e do meu ponto de vista, a melhor opção seria o parto normal/natural.

Mas durante uma gravidez, muita coisa pode ocorrer...certo?
E comigo não foi diferente, assim que engravidei, já comecei a fazer pilates, hidroginástica, antes de engravidar já gostava de fazer atividade física, andava de bike e fazia aulas de Jazz, ou seja, nunca fui uma sedentária...mas na minha cabeça isso fazia uma grande diferença, mas não foi suficiente...
A gestação foi tranquila, sem intercorrências, sem complicações e perto de completar o 9º mês de gestação, a ginecologista iniciou o teste do toque, analisando a dilatação e lembro que ela disse que o meu útero estava alto e que eu tinha apenas 1 dedo de dilatação, a médica também não apoiava o parto normal, desde quando comentei a preferência, ouvi: " Nossa você vai ter coragem mesmo, é muito dolorido, para quê! Se você pode fazer cesariana e não sofrer nada", pensei em mudar de ginecologista na época, mas já era o 2º médico que eu estava passando e pela insegurança da primeira gestação e medo, acabei não mudando...pensei mesmo que o GO não incentive o parto normal, se eu me cuidar, vou ter dilatação e vou ter o meu parto natural, mas não foi bem isso que aconteceu...
Os dias foram passando e nada da bendita dilatação aumentar, fazia caminhadas e nada...até que na véspera do parto, a noite comecei a sentir as contrações de treinamento, aquelas que são toleráveis e com um espaçamento maior de tempo entre uma e outra... aihh pensei, se estou sentindo essas dores é porque está chegando a hora.
No dia seguinte, logo pela manhã, senti a cama toda molhada, quando fui levantar, escorria muito líquido, a bolsa tinha estourado, mantive a calma, porque já sabia o procedimento, tomei um banho, liguei para o meu marido que estava no trabalho, enfim foi tranquilo.
Ao chegar no hospital, esperava o meu tão sonhado parto normal, fizeram o teste do toque e nada de dilatação, apenas 1 dedo, perdi o chão, porque vi todo o meu esforço com a gestação, com alimentação, atividade física e nada... e o pior, ao chegar o médico plantonista fui orientada a aceitar a cesariana, porque segundo o médico "como a minha bolsa tinha estourado, não poderia fazer a indução e demorar mais tempo, correndo risco de infecção", pela falta de orientação na época, não tive alternativas a não ser confiar nas palavras daquele médico...
E assim se foi um sonho embora.
O único ponto positivo foi que como não agendei a cesárea, opção da minha médica, deixei tudo no tempo certo, já que queria o parto normal, ela nasceu no tempo dela, mesmo com a intercorrência cirúrgica.
E graças a Deus, a minha cesárea foi tranquila, moro em apartamento e tem escadas, subi normalmente, não senti tantas dores, eu mesma cuidei da Sophia, dei banho...enfim Deus foi muito bom comigo e quanto a isto foi tranquilo, mas aquele sonho tinha ido embora pelas minhas mãos, porque um médico não teve interesse e vontade nenhuma em me ajudar ... não tive um bom médico que me acolhesse, mas sim um médico que estava apenas interessado nos objetivos financeiros que iria receber por aquela intercorrência cirúrgica.

Enfim, meninas este é o meu relato da minha escolha e do meu parto, depois de quase 3 anos hoje muita coisa mudou, este mesmo hospital, está tendo uma postura diferente do que realizou comigo, claro que esta mudança ocorreu mediante incentivos do governo... nem digo incentivos, mas pressão, hoje se os hospitais não incentivarem os partos normais, poderão até ser multados.
E você meninas me digam qual é a escolha de vocês e mamães como foram o parto de vocês? O ginecologista e o hospital incentivam/incentivaram o parto normal?



Deixe o seu comentário.


M de Mãe







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita !